quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Uma nova ameaça ao jornalismo: Nova tecnologia compõe textos sem intervenção humana

Um novo software desenvolvido pela empresa norte-americana Narrative Science é capaz de transformar dados brutos em textos gramaticalmente correctos, sem autoria nem edição humana. 
Desenvolvido ao longo de dez anos, o programa foi inicialmente concebido para a informação desportiva, mas está já a expandir o seu mercado. O portal «Big Ten Network» usa este software para distribuir sumários dos jogos assim que terminam. O primeiro texto, ou “história”, como diz a empresa, automaticamente gerado descrevia um jogo de basebol da equipa Northwestern Wildcats. 
 Lançada formalmente no início de 2010 e com sede em Chicago, a Narrative Science desenvolveu uma tecnologia avançada que permite transformar “informação em conteúdos editoriais de alta qualidade”, dizem na sua página oficial. O software é capaz de escrever artigos novos em tempo real a partir de informação em bruto, seja numérica ou textual, estruturada ou não. Relatórios financeiros, informação imobiliária e sondagens podem também ser usados para gerar artigos legíveis em apenas alguns segundos. 
 A empresa norte-americana está agora a trabalhar com 20 empresas, não só na produção de relatos desportivos mas também de artigos para jornais de medicina.

2011-09-13

Sem comentários:

Enviar um comentário