O Universo "WEB"


Crimes na Internet custam 114 mil milhões por ano


Mais de 400 milhões de adultos foram vítimas de cibercrimes no último ano, revela estudo.
Um estudo realizado pela Symantec, fabricante de software antivírus, estima que os custos dos crimes praticados na Internet ascendam a 114 mil milhões de dólares (80 mil milhões de euros) por ano.
Segundo o Norton Cybercrime Report 2011, mais de 430 milhões de adultos em todo o mundo foram vítimas de crimes realizados na net no ano passado. O mesmo relatório indica, de resto, que os custos do cibercrime superam o mercado de tráfico de marijuana, cocaína e heroína à escala global.
Adam Palmer, da Norton Lead Cybersecurity Advisor, refere ainda que "menos de um terço dos inquiridos pensa que seja mais provável vir a sofrer de um crime de um cibercrime do que na vida real no próximo ano".
O estudo identificou ainda que os homens com idade entre os 18 e os 31 anos, com acesso à rede a partir de telemóveis, são os alvos mais prováveis.




Ganhar dinheiro com publicidade - experiência
Muitos dos utilizadores que tentaram aproveitar o facto de possuírem um site ou blogue para ganhar dinheiro "extra" estão insatisfeitos com o serviço mais popular disponibilizado gentilmente pelo Gigante Google - AdSense.
As queixas mais frequentes é o eCPM baixo (lucro baixo por mil impressões de página, podendo este chegar a 0,01 euro), redução de lucro por causa de "cliques inválidos" (o acerto é feito no final do mês e não foram registados casos de aumento do valor estimado para o valor final) e, a mais grave, cancelamento da conta por "actividade inválida", principalmente quando o utilizador tem demasiados cliques...
O primeiro e o terceiro caso foram confirmados por meios empíricos. A experiência demonstrou que no final do mês o utilizador pode simplesmente não conseguir aceder a sua conta e a única explicação da equipa de AdSense consta na carta de correio electrónico - " ..sua conta foi cancelada por actividade inválida...os seus lucros foram detidos e todos os anunciantes foram reembolsados...".
Pois, esperemos que as empresas cujos anúncios foram disponibilizados pelo Google AdSense recebam de volta o seu dinheiro, a quantia deve ser notória uma vez que centenas de pessoas são excluídas mensalmente   do AdSense por "actividade inválida". Hoje em dia esta, companhia ocupa o primeiro lugar na lista de empresas de publicidade com maior lucro, os seus utilizadores comuns ganham apenas uma centésima parte deste dinheiro...
A única explicação que a equipa de suporte fornece é que a empresa Google AdSense conserva o direito de cancelar a qualquer momento qualquer conta que possa infringir os termos de contracto, mesmo se seja uma suspeita de actividade inválida baseada só em número de cliques (informação consta no contracto). As reclamações dos utilizadores são rejeitadas sem esclarecimento do motivo.
Para concluir, devo dizer que as alternativas ao AdSense, como Dynamic Oxygen ou Infolinks também não inspiram muita confiança no utilizador...





Facebook - o próximo alvo de Anonymous


O grupo de hackers Anonymous pretende destruir a maior rede social do mundo durante a "Operação Destruir Facebook a 5 de novembro", anunciou a organização num vídeo divulgado através da Internet.



O vídeo com a anunciação do próximo ataque dos hackers foi rapidamente removido do Youtube.

Será que os terroristas informáticos vão causar mais prejuízos aos utilizadores comuns do que o próprio site?
A polémica a volta da política de privacidade e a fragilidade de dados pessoais disponibilizados no Facebook leva muitas pessoas a pensar na sua segurança informática. 
Deste modo, talvez o único efeito do possível ataque é a queda do servidor do site e a impossibilidade de aceder ao FarmVille, tão adorado pelas grandes massas populacionais.



(O autor do artigo não apoia nenhuma das organizações acima referidas nem a sua política, tal como outros movimentos de "terrorismo informático" e redes sociais.)


Sem comentários:

Enviar um comentário